O caminho da vitória
A trajetória dos 45 dias de campanha da deputada Carla Morando
Gustavo Frutuoso
A primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando, chegou para as eleições de 2022 com o rótulo de parlamentar que mais trouxe recursos para o Grande ABC. Com isso em mente, a deputada realizou uma campanha coerente, com olhar e discurso voltado para a manutenção do trabalho realizado para a região.
Com isso, Carla conseguiu se reeleger deputada estadual com 177.769 votos. “Agradeço a cada um pela oportunidade mais uma vez de ser a sua representante na Assembleia Legislativa de São Paulo. Estou muito emocionada com a quantidade de todos que tivermos e prometo me dedicar e não parar de trabalhar”. Destacou a deputada.
Iniciando a campanha em São Bernardo do Campo, Carla Morando focou desde o começo em uma parceria com o vice-prefeito do município e agora eleito deputado federal, Marcelo Lima (Cidadania), para que ambos conquistassem as vagas. Na época, o prefeito Orlando Morando destacou a continuidade de Carla como deputada.
“Essa é a união de um time que gosta das pessoas, de São Bernardo e do Grande ABC. Essa é a continuidade de um trabalho iniciado em 2016 e que vem somando, trazendo mais investimentos e melhores condições de vida para a população”. Disse Orlando.
A partir deste momento, a campanha de Carla foi recebendo mais apoio e espaço dentro das regiões do ABC. Especialmente, nas mulheres dos municípios. Em agendas, Morando recebeu o apoio de 2.000 mulheres e realizou um debate sobre a importância da mulher na política.
“O nosso mandato na Alesp carrega a bandeira da mulher com muita responsabilidade e comprometimento. Estou sempre trabalhando para garantir uma política mais igualitária. Somos a maioria da população e precisamos pensar em um Estado onde as mulheres tenham a mesma oportunidade que os homens. Precisamos conscientizar todas sobre a necessidade de ter mais mulheres em cargos públicos”, destacou à época a deputada.
Outrossim, Carla buscou andar por toda a região de São Bernardo para conversar com a população, assim, falando sobre seus projetos futuros e as conquistas concluídas neste ano. A parlamentar visitou a Vila São Pedro para falar sobre trazer uma unidade do Bom Prato para o bairro. No Rudge Ramos, Carla conversou com idosos a fim de apresentar as suas políticas públicas para a população acima de 60 anos.
Ao visitar conquistas na cidade, Morando passou pelos bairros do Cooperativa, Planalto, Vila Rosa, Assunção e Centro da cidade. A parlamentar conseguiu trazer recursos para o primeiro Hospital Veterinário Público de São Bernardo, o Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista e o campo do Pérola.
Conforme os dias foram passando e as eleições chegando, Carla Morando começou a realizar caminhadas ao lado do seu companheiro Orlando Morando, com Marcelo Lima, com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e até com a candidata à presidência Simone Tebet (MDB) em São Bernardo.
Além de estar ao lado de Rodrigo por três vezes em São Bernardo, Carla ainda acompanhou o governador em uma visita à Cotia.
Em Santo André, a deputada estadual não realizou agendas. Mas, aproveitou para conquistar cerca de R$ 30 milhões de investimento para adequações estruturais e melhora do transporte público para as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Utinga e Prefeito Saladino que vem passando por reforma.
Visitando sua cidade natal, Carla Morando aproveitou para conversar com a população sobre as conquistas de investimento para São Caetano e ao lado de Marcelo Lima receber o apoio de eleitores.
“Como filha de São Caetano, estou sempre atenta aos interesses da população local e batalhando por investimentos que façam a diferença na vida dessas pessoas. E o transporte coletivo sobre trilhos é algo fundamental e que precisa de constantes melhorias, para dar segurança, conforto e acessibilidade aos passageiros.
Já o lado social está no meu coração, porque percebi o quanto é um trabalho importante para atender aqueles que mais precisam. Sou muito grata ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) por acolher as minhas demandas e manter sempre a porta aberta para o diálogo e envio de recursos para o nosso Grande ABC”. Falou Carla à época.
Em Diadema, a parlamentar pontuou sobre a proposta de apoiar a construção do novo hospital do município e a proposta para trazer uma unidade do AME para a cidade. Em seu primeiro mandato, Morando conseguiu trazer cerca de R$ 4,7 milhões em emendas para diversas áreas de Diadema.
Conseguindo ser uma das deputadas mais votadas de todo o ABC, Carla viu Marcelo Lima conseguir se eleger também. Entretanto, apoiando Rodrigo Garcia para governador e Edson Aparecido para o senado, a deputada viu ambos perderem as eleições.
Com isso, a deputada seguiu a mesma linha que seu companheiro Orlando Morando e começou a apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno contra Fernando Haddad (PT).
“Eu fiquei muito feliz com a nossa conversa, manter e honrar esses compromissos para nós é muito importante, tanto para São Bernardo, como para as sete cidades. Enfim, pode ter certeza que estaremos juntos trabalhando dentro da Assembleia.” Frisou Carla.