Santo André fecha parceria com Governo de São Paulo para contar com o projeto Todas In-Rede 

Santo André fecha parceria com Governo de São Paulo para contar com o projeto Todas In-Rede 

A cidade é a primeira da região do Grande ABC a trabalhar com o projeto que visa impactar mulheres com deficiência 

Gustavo Frutuoso 

Nesta segunda-feira (29), o prefeito de Santo André, Paulo Serra, esteve ao lado do secretário de estado dos direitos das pessoas com deficiência de São Paulo, Marcos da Costa, e do secretário municipal da pessoa com deficiência, Jobert Minhoca, para anunciar a parceria do município com o estado para a implementação  do projeto “Todas In-Rede” na cidade.

“Esse programa atua diretamente num corte da sociedade que é muito importante porque a questão de gênero e a questão da deficiência somadas. Então a inclusão dessas mulheres com deficiência, numa forma geral no mercado de trabalho, em seu próprio cotidiano”, destacou o prefeito. 

Com a disponibilidade de cursos para essas mulheres, o “Todas In-Rede” trabalha para garantir o acesso a suas diretrizes como: conhecimento e autonomia; prevenção a violência; apoio para atendimentos a essas pessoas que foram vítimas de violência; empoderamento; autoestima; e relacionamentos.

Além disso, este serviço tem como objetivo auxiliar e fomentar a independência de mulheres com deficiência pelos municípios. Atualmente, Santo André tem 53,4 mil pessoas com deficiência, sendo 58% mulheres. 

Segundo dados divulgados no evento, das 3,1 mil ocorrências registradas contra mulheres com deficiência, 49% são de violência. Quando visamos a educação, cerca de 54% das mulheres acima de 15 anos não possuem instrução ou apenas têm o ensino fundamental. 

No mercado de trabalho, o número se apresenta alarmante ao notar que apenas 38% dos trabalhadores com deficiência são mulheres. 

“Um dos grandes pontos desse programa é na questão da empregabilidade, eu tenho falado muito da desigualdade de oportunidades, que é um, na minha opinião, hoje é a maior mazela do país e em especial da região metropolitana”, pontuou Paulo Serra. 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *