Santo André realiza ações de busca ativa e combate à tuberculose

Santo André realiza ações de busca ativa e combate à tuberculose

Rede municipal de saúde oferece atendimento para diagnóstico e tratamento da doença

Redação

Durante o mês de março, a Secretaria de Saúde de Santo André está promovendo uma série de ações sobre o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24). 

Dentro da programação estão sendo realizadas iniciativas de busca ativa para orientação e diagnósticos da doença, conscientização, além de oferta de exames.

“O SUS está preparado para atender e cuidar dos pacientes portadores da tuberculose e por isso é importante esse momento e essa campanha para conscientizar as pessoas a buscar o tratamento nas unidades de saúde”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Apesar de a busca ativa de casos sintomáticos respiratórios ser realizada de forma contínua durante o ano inteiro, as ações são intensificadas nos meses de março e setembro, com atividades externas de conscientização. 

Na rotina dos serviços de saúde, todos os pacientes que relatam tosse por um período superior a três semanas são submetidos ao teste rápido molecular (TRM), com coleta de secreção para detecção de tuberculose. Caso a doença seja diagnosticada, o tratamento é iniciado imediatamente.

“Durante o ano são feitas ações de busca ativa para orientação e diagnóstico da doença, mas nesse mês as ações estão intensificadas. Pedimos para que as pessoas que apresentem tosse persistente, cansaço, perda de peso e estado febril, procurem os serviços de saúde para atendimento e diagnóstico da doença”, diz a biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha.

O combate à doença é por meio de medicamentos. São administrados ao paciente antibióticos que devem ser ingeridos diariamente durante ao menos seis meses. Para a cura é necessário completar todo o ciclo que pode durar até dois anos.

O Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia possui um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extrapulmonar. 

O serviço também conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

“Todos os pacientes podem ser diagnosticados por qualquer serviço de saúde (público ou privado), porém o tratamento é na Unidade Básica de Saúde, onde o paciente faz acompanhamento médico e de enfermagem, com consultas e exames mensais”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica em Tuberculose, Márcia Romeria Silva.

Em 2021 foram registrados 260 casos de tuberculose em moradores de Santo André e em 2022 foram 256 casos. Em 2023, até o momento, foram notificados 70 casos. Atualmente, 135 pacientes estão em tratamento de tuberculose na rede municipal de saúde.

Tosse persistente, febre baixa, suor noturno, cansaço fácil, além da perda de peso repentina são sintomas da tuberculose, provocados a partir das reações do organismo à presença do bacilo de Koch.

A prevenção contra a doença passa pela aplicação da vacina BCG, que integra o calendário nacional de vacinação, manter sempre os ambientes de casa ou do trabalho bem arejados e evitar aglomerações, especialmente em locais fechados. 

Já para os que estiverem com a doença ativa, é necessário manter isolamento social, pernoitar sozinho, nas primeiras semanas de tratamento e, na presença de outros num mesmo local, utilizar máscara facial.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *