Fortes chuvas no litoral norte de São Paulo causam destruição, desaparecidos e mortes

Fortes chuvas no litoral norte de São Paulo causam destruição, desaparecidos e mortes

Com o governador de São Paulo decretando estado de calamidade, região contará com o auxílio do exército para dar suporte às vítimas

Gustavo Frutuoso

As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último sábado (18) e domingo (19), causaram alagamentos, rodovias interditadas, centenas de pessoas desabrigadas, 36 vítimas e 40 desaparecidos. 

Cidades como Bertioga, São Sebastião, Guarujá, Ilhabela e Ubatuba foram as mais atingidas pela chuva. Bertioga, por exemplo, registrou cerca de 683 mm de chuva na região, São Sebastião 627 mm e Guarujá 395 mm. O local menos afetado pelas chuvas foi Itanhaém, que ainda sim registrou cerca de 94 mm. 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade pública em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Além disso, solicitou o auxílio do exército para ajudar no suporte das vítimas das cidades e das buscas nas regiões. 

As forças armadas disponibilizaram duas aeronaves, equipes de busca e salvamento. Os oficiais se juntam às centenas de policiais militares e bombeiros que já estão atuando no litoral. 

Em sua rede social, Tarcísio falou sobre a ajuda do estado na situação. “A caminho de Ubatuba e São Sebastião, algumas das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas no Litoral Norte, para ver de perto os locais afetados e prestar o amparo e apoio necessários aos municípios. Todo time da Defesa Civil do Estado de SP em ação em auxílio à população”, disse. 

“Seguimos em São Sebastião, prestando toda assistência necessária aos municípios do Litoral Norte c/ equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros espalhados pela região, permanecendo no amparo aos desabrigados e principalmente no resgate das pessoas carentes e busca por desaparecidos”, destacou o governador. 

O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve sobrevoar a região de São Sebastião nesta segunda-feira (20). Em sua rede social, o petista destacou as ações para a ajuda à população do litoral. 

“Conversei hoje com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião”, afirmou Lula em seu perfil oficial no Twitter.

“Todo o Governo Federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, está à disposição e atua para ajudar no que for necessário para somar esforços ao governo de São Paulo e às prefeituras no auxílio às vítimas”, continuou o presidente.

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, concluiu.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *