Uma nova Câmara: deputados federais eleitos tomam posse
Grande ABC terá cinco parlamentares como representantes
Gustavo Frutuoso
Nesta quarta-feira (1), os 513 deputados federais eleitos na última eleição estiveram em Brasília para a realização da cerimônia de posse do cargo. Na sessão aberta, o parlamentar de cada estado e Distrito Federal foi chamado para prestar juramento. Ao todo, 202 deputados assumem o mandato pela primeira vez.
A região do grande ABC terá cinco parlamentares que irão representar as sete cidades em Brasília. Alex Manente (Cidadania) foi o parlamentar com mais votos, 196.864, e terá a companhia de Luiz Marinho (PT), Maurício Neves (PP), Marcelo Lima (Solidariedade) e Fernando Marangoni (União Brasil).
Fazendo parte da cerimônia de juramento, cada deputado federal eleito se aproximava do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e escutava a declaração:
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Após ouvir o seu nome, o parlamentar confirmava o juramento dizendo: “Assim o prometo”.
Ainda nesta quarta-feira, será iniciada uma sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio de 2023/24. Contando com o apoio de 19 partidos políticos, o deputado Arthur Lira é forte candidato a continuar na presidência da Casa.
Os parlamentares Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) também concorrerão ao cargo de presidente da Câmara.
A votação só será iniciada após a presença, de pelo menos, 257 deputados no plenário, e para ser eleito o candidato precisa da maioria absoluta de votos ou ser o mais votado no segundo turno.
Após termos um novo presidente da Casa eleito, serão apurados os votos para preencher a mesa diretora com: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.