Simone Tebet promete combate a fome e a violência contra a mulher caso eleita presidente
Senadora pelo MDB-MS foi anunciada como pré-candidata para as eleições de 2022
Texto: Gabriel Rezende
A Senadora da república Simone Tebet (MDB-MS), foi oficialmente anunciada como pré-candidata à presidência nas eleições de 2022. Assim, a política se junta a outros futuros concorrentes no pleito do ano que vem, entre eles, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Lula (PT).
Dessa forma, Tebet , por enquanto, é a única mulher a estar na corrida presidencial. A advogada, já foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a primeira a liderar a bancada do MDB na Casa e também a concorrer à presidência do Congresso Nacional.
Na cerimônia que marcou o lançamento da Senadora como pré-candidata, ela destacou: “Essa missão tem clamor da urgência. A urgência porque o nosso povo, o povo brasileiro, está morrendo de fome depois de centenas de milhares de brasileiros terem morrido por uma Saúde omissa, insensível e negacionista”.
Entre diversas ações, Simone Tebet vê a reforma tributária como uma das medidas mais urgentes para o Brasil voltar a caminhar. Segundo ela, essa é a “mãe de todas as reformas”, e assim, ela deveria ser feita em duas ou três partes, para que sua aprovação seja facilitada.
Além disso, Tebet ressaltou que a pandemia do Covid-19 afundou o Brasil em uma grande crise financeira, e escancarou a desigualdade social do país. Assim, ela destacou que o combate à fome vai ser uma grande pauta da sua campanha, além do desemprego, violência contra a mulher e a questão de gênero.
Outros pré-candidatos
Além de Simone Tebet, o Brasil já conhece ao menos seis outros futuros concorrentes à presidência da república. Vale ressaltar, que os partidos podem registar os pedidos de candidatura até o dia 15 de agosto de 2022.
Entre os concorrentes, está o atual presidente, Jair Bolsonaro, que recentemente se filiou ao PL, partido de Valdemar Costa Neto, condenado do mensalão. Além de Bolsonaro, o ex-presidente Lula (PT), também é um pré-candidato, e atualmente lidera as pesquisas de intenções de voto.
Um dos principais nomes da chamada ‘terceira via’ é Sérgio Moro, anunciado pelo PODEMOS como futuro presidente da república. O ex-juiz da Lava-Jato fez parte do governo de Jair Bolsonaro e do julgamento de Lula. Nas últimas pesquisas, Moro teve 14% das intenções de voto. Assim, ele fica à frente de outro pré-candidato da terceira via, Ciro Gomes (PDT), que foi candidato em 2018.
Outro nome importante no pleito de 2022 é João Dória, governador de São Paulo, que venceu as prévias do PSDB, e será o candidato do partido Tucano. Durante toda a pandemia, Dória se colocou contra as ações de Bolsonaro.
Contudo, os nomes que correm por fora são: O Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA), que teve grande destaque na CPI do Covid. Além dele, o nome do NOVO é Luiz Felipe D’Ávila. Por fim, outro nome na corrida presidencial é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).