Ligia Ramos completa um mês à frente da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo: “Enorme desafio”

Ligia Ramos completa um mês à frente da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo: “Enorme desafio”

A prefeitura de São Bernardo do Campo conheceu sua nova secretária de Cultura na segunda quinzena do mês de novembro, a publicitária Ligia Ramos, que já integrava a equipe do prefeito Orlando Morando (PSDB) desde a primeira gestão.

Agora liderando uma das pastas mais importantes do município, a secretária conversou com a equipe da Revista Mulher Determinada e esmiuçou esse primeiro mês de trabalho. Cabe ressaltar que a cidade tem retomado as atividades culturais de forma presencial com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

– Como a senhora enxerga a confiança do prefeito Orlando Morando em seu trabalho? Qual foi o diferencial para a senhora ser escolhida para comandar a pasta?
Recebi o convite para estar à frente da Pasta de Cultura e Juventude de São Bernardo com muita felicidade pela confiança a mim depositada e ciente do enorme desafio e responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência que a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando na área desde 2017, sob o comando do prefeito Orlando Morando. Acredito que o principal diferencial do meu trabalho é estar sempre atualizada e empenhada em colocar em prática os projetos encabeçados pela gestão, sempre com o propósito de melhorar a vida da população de São Bernardo.

– Como tem sido essas primeiras semanas de trabalho? Tem algum projeto prioritário para esse final de ano e/ou início do ano que vem?
Iniciei o trabalho à frente da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo com a tarefa de conhecer de perto o trabalho que está sendo desenvolvido em todos os departamentos, trocando informações e experiências com cada um dos servidores e dando continuidade aos programas prioritários da gestão voltados à universalização do acesso à cultura para crianças, jovens, adultos e idosos nas mais diversas formas de arte.

– É possível mensurar o tamanho do desafio de organizar os trabalhos da pasta em meio à pandemia?
O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia causada pelo Coronavírus, já que a prioridade naquele momento mais crítico da crise mundial foi proteger vidas. Aos poucos, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as atividades culturais estão voltando a ser permitidas e, com isso, já observamos uma retomada segura do setor.

– O quanto a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo pode ajudar na retomada das atividades, sobretudo a economia do município?
A Prefeitura de São Bernardo e a Secretaria de Cultura e Juventude têm tido papel fundamental no apoio ao setor cultural do município sem deixar de lado os cuidados ainda necessários de prevenção ao Coronavírus. Com isso, a população já tem à disposição extensa programação cultural com exposições, apresentações musicais e teatrais, bazares, mostras diversas nos equipamentos públicos do município.

– Agora com o surgimento da nova variante da Covid-19, Ômicron, como a secretaria tem se organizado com eventos e projetos?
A Prefeitura de São Bernardo, sob o comando do nosso prefeito Orlando Morando, tem sido protagonista nas ações de prevenção ao Coronavírus desde o início da pandemia e não é diferente neste momento. Diante dessa nova ameaça que a variante Ômicron representa, a Prefeitura publicou, no dia 3 de dezembro, novo decreto que restringe o funcionamento de bares, restaurantes, shopping centers, lojas de conveniência, buffets, casas de shows e congêneres até, no máximo, às 2h. Além disso, a medida proibiu a realização de Carnaval na cidade em 2022, bem como cancelou o Festival de Verão, tradicionalmente realizado em janeiro, e a tenda em celebração ao Natal.

– Tendo em vista sua amizade com a secretária de Cultura da capital paulista, Aline Torres, há algum planejamento ou possibilidade de realizar projetos em conjunto com as duas prefeituras?
A secretária Aline Torres, além de minha amiga, vem desenvolvendo um excelente trabalho na Secretaria de Cultura da Capital. Acompanho a atuação da Aline na política desde que ela se candidatou a deputada federal pelo PSDB e me encantei pela atuação dela. Da nossa parte, estamos sempre abertos a projetos conjuntos e parcerias que visem a execução de políticas públicas a toda população, o incentivo ao empreendedorismo cultural e à valorização da Cultura como um todo.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *