Prefeitura de São Bernardo lança operação Pé D’Água

Prefeitura de São Bernardo lança operação Pé D’Água

Ação visa a prevenção de impactos relacionados aos temporais que atingem o município nesta época do ano

Gustavo Frutuoso

Nesta sexta-feira (2), o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, esteve ao lado do coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Cayres, para a divulgação da operação “Pé D’Água”, que visa a prevenção de maiores impactos causados pelas fortes chuvas que ocorrem neste período de ano. 

“O objetivo dessa ação integrada, que é coordenada pela Defesa Civil mas conta com a participação de diversas secretarias, é dar instruções de prevenção, identificação de riscos e distribuição de material informativo à população, além de atender as demandas, sobretudo sociais, para preservar vidas e atender às necessidades da população que reside em áreas de risco”. Frisou Marcos.

Na operação que se iniciou ano passado, no dia 1° de dezembro até 15 de abril de 2022, contabilizou cerca de 260 ações de prevenção de acidentes. Dentre as emergências, foram 141 ocorrências de quedas de árvores, duas identificações de riscos de alagamentos, 100 desabamentos, quatro inundações e três riscos de impactos em obras. 

“Tudo o que está ao alcance da Prefeitura está sendo feito. Entregamos o piscinão do Paço em 2019 e, desde então, não tivemos nenhuma grande enchente em São Bernardo. Investimos R$ 70 milhões em obras de construção de encostas, atuamos fortemente nas remoções de pessoas das áreas de risco, com oferta de aluguel social. 

Temos trabalho permanente de zeladoria, enfim, estamos fazendo a nossa parte. Agora, peço que a sociedade também faça a sua parte e colabore, não descartando lixo e entulho de forma errada, por exemplo. Com a ajuda de todos, é possível ter uma São Bernardo mais segura durante as chuvas”. Destacou o prefeito Orlando.

Como mais uma medida de prevenção, a cidade realizou a limpeza do Piscinão do Paço, que consegue armazenar cerca de 220 milhões de litros de água. Durante a ação, foram retiradas cerca de 2.400 toneladas de material. 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *