Deputados da Comissão de Assuntos Metropolitanos percorrem a linha 10 da CPTM para conhecer estudos de segregação de linhas proposto pela MRS Logística
O objetivo da MRS Logística é separar os trilhos do transporte de passageiros e o de cargas
Nesta segunda-feira (29/05), a presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa (Alesp), deputada Ana Carolina Serra (Cidadania23) e o vice-presidente da Comissão, deputado Maurici (PT), percorreram a Linha 10–Turquesa da CPTM junto dos técnicos da MRS Logística para conhecer mais sobre o projeto que objetiva segregar a via, separando os trilhos em que circulam os trens de passageiros e os trens de carga.
Pelo estudo da MRS estão previstas duas intervenções de segregação de vias: a Noroeste (estação Barra Funda e Jundiaí) e a Sudeste (Brás à Rio Grande da Serra). Somadas elas têm mais de 90 km de extensão.
“A convite do deputado Maurici, percorremos a Linha 10 com a equipe técnica da MRS para obter mais informações sobre a proposta. A linha passa por 5 das sete cidades do Grande ABC, portanto, qualquer intervenção logística impacta diretamente milhares de pessoas que se utilizam do transporte sobre trilho”, destacou a deputada.
Ainda segundo Ana Carolina Serra, as informações obtidas com a visita técnica serão levadas à Comissão para discussão do tema no colegiado.
“Segundo a empresa, a segregação das linhas evitará impactos no tempo de viagem e de transtornos na espera dos trens. Levaremos as informações à Comissão para análise e discussão do estudo, visando garantir o melhor atendimento possível aos usuários do transporte metropolitano e garantindo o desenvolvimento das regiões afetadas pela proposta”, disse a legisladora.
Para o deputado Maurici, a iniciativa serviu para detalhar o convênio assinado entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a empresa de transporte ferroviário de carga, MRS Logística, para alinhar as operações de trens no trecho urbano da Grande São Paulo.
“A MRS estendeu a concessão que ela tem do Governo Federal para o transporte de carga entre o porto de Santos e Jundiaí. A contrapartida é construir uma linha segregada só para carga ao longo da linha 10-Turquesa da CPTM. A ideia de percorrer o trecho é a de colher informações se teremos desapropriações, desmobilização de residências e ou de indústria, enfim, conhecer mais sobre o projeto”, finalizou o deputado.