Movimento “Elas por São Bernardo” é lançado com mais de mil mulheres
Na última segunda-feira, o auditório da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo ficou completamente lotado para o lançamento do Movimento “Elas por São Bernardo”. O deputado estadual e pré-candidato a prefeito Luiz Fernando e sua esposa Cristiana Ferreira receberam mais de mil mulheres para um bate-papo com a cantora Negra Li.
O “Elas por São Bernardo” é um movimento liderado pela própria Cristiana ao lado de centenas de mulheres para discutir políticas públicas em São Bernardo e como fazer uma cidade muito mais inclusiva para todas.
“Quando definiram que o Luiz Fernando seria pré-candidato a prefeito, eu pensei que seria a minha oportunidade de dar voz às mulheres. Creio que temos que trazer mulheres que se disponham a pensar a cidade, mas sobretudo, a implementarem as políticas nas diversas áreas, na valorização feminina, na luta pela erradicação da violência doméstica e tantas outras”, comentou Cristiana Ferreira.
Alguns números importantes foram apresentados envolvendo principalmente a baixa participação das mulheres na política. Em 2022, por exemplo, 9.891 se candidataram nas eleições, mas só 311 delas foram eleitas no Brasil todo (18%). Aqui na Câmara de São Bernardo o cenário é ainda pior: só temos 2 vereadoras dentre 28 parlamentares (7%).
Para Negra Li, o grande desafio é encarar o machismo em pleno século 21. “Estamos em uma sociedade ainda machista, herança de um patriarcado que tomou conta por muitos e muitos anos. A gente precisa entender que o mundo é assim, mas identificar as ferramentas que podemos utilizar. Algumas delas são a autoestima e a luta pela igualdade de direitos”, disse a cantora.
Luiz Fernando destacou vários projetos de sua autoria na Assembleia Legislativa, como o que garante a eleição de 50% de mulheres e multa de até R$ 500 mil para agressores.
“Esse movimento é lançado como um pontapé. Nós precisamos de um governo nesta cidade que valorize a mulher, para que ela seja ouvida e ela possa ajudar a implementar políticas públicas. É a mulher quem sofre as consequências do péssimo atendimento na saúde, da falta de opções de lazer para nossos jovens, dos nossos empregos indo embora de São Bernardo, da falta de segurança pública, dentre tantos outros problemas”, disse o deputado Luiz Fernando.
Estiveram no evento as vereadoras Ana do Carmo e Ana Nice (São Bernardo), Lilian Cabrera (Diadema) e Márcia Gomes (Coletiva de Mulheres – Ribeirão Pires); deputados federais Juliana Cardoso e Vicentinho e o deputado estadual Teonílio Barba.