Alunos da rede municipal de São Bernardo aprendem na prática sobre cidadania no trânsito

Alunos da rede municipal de São Bernardo aprendem na prática sobre cidadania no trânsito

Programa Na Pista Certa, desenvolvido em parceria com a Fundación Mapfre, permite que estudantes dos 1ºs anos do Ensino Fundamental vivenciam conceitos sobre regras viárias

Redação

Uma cidade cenográfica onde alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Bernardo vivenciam na prática os conceitos básicos sobre atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito. 

Esse é o Programa Na Pista Certa, desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundación Mapfre para abordar a prevenção e a segurança viária de forma lúdica e pedagógica.

As atividades são realizadas no Cenforpe, no bairro Planalto, e inseridas no cronograma do Programa Roteiro Educador, que proporciona a experiência educacional a partir de visitas monitoradas a diferentes espaços do município. 

“Educar na cidade para a cidade. Essa é a premissa deste estudo de meio em complemento às propostas pedagógicas em sala de aula. Essa formação cidadã traz reflexos importantes para a sociedade, uma vez que as crianças multiplicam o conhecimento em casa e na família e, no futuro, se tornam motoristas responsáveis”, observa a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

Os estudantes aprendem brincando sobre a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade. A primeira etapa da atividade consiste em um teatro animado e cheio de interação, no qual são passados conceitos sobre autocuidado, preservação da vida e adoção de atitudes que favoreçam a formação cidadã e o convívio social.

Na sequência, os alunos são convidados a colocar em prática todo o conhecimento sobre sinalização viária. Munidos de bicicletas e triciclos e equipamentos de segurança, como capacete, as crianças percorrem circuito em espaço cenográfico com estrutura modular itinerante recheada de sinalizações que os obrigam a exercer a convivência no trânsito, como parar para um pedestre atravessar e no sinal vermelho.

“É muito legal aprender e mais divertido fora da escola. Sempre coloco o cinto de segurança porque aprendi que protege a gente”, destaca a pequena Larissa, 6 anos, aluna da EMEB Marcos Rogério Da Rosa, no bairro dos Casa. 

O colega de sala, Pietro, 6 anos, revelou que colocará em prática todo o aprendizado em casa, ensinando a irmã mais nova, Júlia, de 2 anos, sobre a importância de atravessar na faixa de segurança para evitar atropelamentos. 

“Sempre ajudo meus pais a lembrar de colocar o cinto e aviso quando o sinal está vermelho”, revela.

Para a professora Marilene Flugel, o aprendizado in loco com os estudantes é fundamental, tendo em vista que as crianças vivenciam diariamente a rotina da cidade, sendo o trânsito um dos elementos fundamentais. 

“Muitas crianças já começam a fazer o percurso entre a escola e suas casas sozinhas a partir do 4º e 5º ano, então sempre estamos reforçando esses cuidados como pedestres e a importância da faixa de segurança”, diz.

Desde 2008, a cidade de São Bernardo integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras, fazendo parte de um time de 500 municípios, distribuídos em 36 países, que buscam a melhoria de vida de seus cidadãos através do desenvolvimento de projetos em diversas frentes.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *