Deputados estaduais tomam posse na Alesp

Deputados estaduais tomam posse na Alesp

Região do ABC será representada por nove deputados neste período de mandato

Gustavo Frutuoso

Nesta quarta-feira (15), os 94 deputados estaduais eleitos na última eleição realizada em 2022, tomaram posse de seus cargos dentro da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A Casa Legislativa terá uma renovação de 41,4% dos cargos e o PL é o partido com mais deputados eleitos, ocupando 19 cadeiras. 

O Partido dos Trabalhadores vem logo atrás ocupando 18, o PSDB terá nove representantes; o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas, ficou com oito; empatado com o União Brasil. Em seguida, vem o PSOL com cinco, MDB, PSD e Podemos com quatro cada. 

Progressistas e PSB terão três parlamentares na Casa; Cidadania e PSC, dois. Solidariedade, Novo, Rede, PCdoB e PDT complementam a ALESP com um parlamentar respectivamente. 

“Entendemos que o Governo do Estado e Assembleia Legislativa caminharão juntos, governarão juntos, promoverão política pública de qualidade juntos. Eu creio muito na qualidade dos parlamentares ora empossados”, destacou o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

A região do ABC terá na Casa nove representantes: Ana Carolina Serra (Cidadania), Ediane Maria (PSOL) e Rômulo Fernandes (PT) começam sua primeira gestão na Alesp. Atila Jacomussi (Solidariedade) retorna ao legislativo após um período. 

Altair Moraes (Republicanos), Carla Morando (PSDB) e Thiago Auricchio (PL) foram reeleitos para seu segundo mandato. Teonílio Barba (PT) e Luiz Fernando Teixeira (PT) vão para a sua terceira gestão. 

Esta será a última posse realizada no dia 15 de março, a Alesp aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera a data para 1° de fevereiro, assim como é a posse dos deputados federais no Congresso Nacional em Brasília.

Os parlamentares da Casa ainda aproveitaram para votar na nova mesa diretora, seguindo o que era especulado em decorrência da alta quantidade de parlamentares do PL, PT e PSDB, a mesa ficou definida com: André do Prado (PL) como o novo presidente. Como primeiro secretário, Teonilio Barba assume a vaga e o cargo de segundo secretário fica com Rogério Nogueira (PSDB). 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *