Em Diadema, programa Adolescente Aprendiz tem o dobro de inscritos no seu segundo ano

Em Diadema, programa Adolescente Aprendiz tem o dobro de inscritos no seu segundo ano

Resgatada pelo prefeito José de Filippi Júnior, iniciativa oferta atividades no contraturno escolar para adolescentes de 14 a 17 anos; 2.551 moradores buscam pelas 800 vagas e selecionados serão divulgados no dia 8 de março

Redação

Foi um verdadeiro sucesso a procura pelas inscrições do Programa Adolescente Aprendiz em Diadema. Um total de 2.551 moradores, entre 14 e 17 anos, realizaram a inscrição entre os dias 13 e 16 de fevereiro. 

O número é mais que o dobro das pessoas que se inscreveram em 2022, o primeiro ano de execução do programa que foi resgatado pelo prefeito José de Filippi Júnior. No ano passado, foram 1.207 inscritos para as 700 vagas que foram ofertadas.

Em 2023, serão 800 pessoas selecionadas neste primeiro momento, mas a expectativa da Secretária de Educação é a de que as vagas sejam ampliadas para um total de 1.400 no segundo semestre deste ano. O programa é executado em parceria com a Rede Cultural Beija-Flor (RCBF). 

Agora, todas as inscrições vão passar por análise socioeconômica realizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A seleção será por nível de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com prioridade do maior para o menor.

Quem não for selecionado vai entrar na lista de espera, tanto para casos de desistência, quanto para quando forem abertas novas vagas. A previsão é que no dia 8 de março os nomes dos selecionados sejam divulgados no site da Prefeitura de Diadema e no dia 9 de março listas com os nomes dos adolescentes sejam afixadas nos polos do Programa Adolescente Aprendiz. 

A equipe do programa vai entrar em contato com os selecionados para que eles façam a matrícula. As atividades devem começar no dia 20 de março.

O programa Adolescente Aprendiz oferta dois módulos distintos, o Primeiro Passos, para quem tem 14 e 15 anos, e o Travessia, para jovens de 16 e 17 anos. As atividades, no contraturno escolar, incluem mentorias e aprendizado em diferentes eixos, como saúde, étnico-racial, cidadania, educação para o mercado de trabalho, arte e cultura, entre outras áreas. 

As duas etapas contam com bolsa aprendizagem para os participantes, sendo R$ 150 para a parte inicial e R$ 300 para a parte final. Para 2024, a previsão é de 2.100 oportunidades.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *