Diadema realiza “Campanha do Laço Branco” pelo fim da violência contra mulheres

Diadema realiza “Campanha do Laço Branco” pelo fim da violência contra mulheres

Evento realizado nesta sexta-feira (25), na Câmara, vai debater políticas públicas para que homens se engajem no combate à violência contra as mulheres

Redação

A gestão da Prefeitura de Diadema segue firme no combate à violência contra as mulheres. Para isso, vai promover mais uma ação educativa de conscientização – “Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher”, nesta sexta-feira, 25/11, que é o Dia Internacional de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres.

Embora destinada especialmente ao público masculino, a organização ressalta que todos e todas serão bem-vindos à atividade que será, das 9h às 12h, na Câmara Municipal.

A “Campanha do Laço Branco” é uma ação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, por meio do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos e do Serviço de Mediação de Conflitos, e da Câmara Municipal, por intermédio do Gabinete da Presidência.

O objetivo da campanha, de acordo com os organizadores, é o de posicionamento contra o machismo e as violências dele decorrentes, de maneira que o Poder Público, outras instituições e homens assumam um compromisso e postura pessoal e pública pelo fim da violência contra mulheres. Visando para tanto não praticar nem se omitir diante das violências contra elas.

Por isso, a “Campanha do Laço Branco” propõe sensibilizar e envolver autoridades e homens para se engajarem nesta campanha, seja colocando um laço branco na roupa ou usando uma roupa branca ou com o símbolo da campanha, bem como conversando, sensibilizando e inspirando outros homens, amigos, colegas de trabalho e de estudos, bem como familiares sobre o tema.

De acordo com os organizadores, estão confirmadas as seguintes presenças: prefeito de Diadema, José de Filippi Junior; secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano; secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Cleone Santos; vereador e presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz; e a titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema, Renata Cruppi.

Durante o evento do “Laço Branco” também será debatida e avaliada a Lei Municipal nº 4.279/2022, que instituiu a obrigatoriedade de participação de homem, autor de violência doméstica e/ou familiar, em grupo de educação, reflexão e responsabilização sobre violência contra a mulher. 

Essa legislação, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz, foi promulgada pelo prefeito Filippi, em 4 de julho passado.

Criado a partir dessa nova lei, o GRHOM – Grupo Reflexivo de Homens do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos vai participar da atividade. Outra participação importante na discussão será da equipe do Serviço de Mediação de Conflitos.

Na ocasião, serão distribuídos “laços brancos” aos participantes. O gesto simboliza a adesão à “Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulheres”.

Por fim, a organização informa que será concedida certificação de participação ao público.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *