Tarcísio x Haddad: A polarização no estado de São Paulo

Tarcísio x Haddad: A polarização no estado de São Paulo

Candidatos chegam tecnicamente empatados em pesquisa de intenção de votos

Gustavo Frutuoso

O governo de São Paulo passa por eleições, atualmente governado por Rodrigo Garcia (PSDB), em 2022 um novo político irá tomar as decisões para os paulistas. Na disputa, estão Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

Nome próximo do candidato à reeleição na presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio mostrou sua força no primeiro turno após terminar em primeiro lugar, com 42,32% dos votos. Chocando a todos que esperavam que o candidato iria disputar o segundo lugar com Rodrigo Garcia. 

Liderando as pesquisas de intenção de votos desde o começo, Fernando Haddad, agora aparece atrás do seu adversário. Além disso, o professor olha o forte apoio que Tarcísio vem recebendo de demais políticos, como é o caso de Rodrigo Garcia e Orlando do PSDB. 

Em seus discursos de apoio, ambos políticos ressaltaram que essa eleição é para definir que o PT não volte ao poder. “Declarando meu voto pessoal e incondicional ao governador Tarcísio de Freitas. Porque enxergo também nele não só o bom trabalho por São Paulo, mas, a condição de evitar que o Partido dos Trabalhadores ganhe as eleições aqui em São Paulo.” Concluiu Garcia.

“Alguém que ajudou a tirar o PT de São Bernardo do Campo, não tem nenhum motivo para ajudar o PT a governar o estado de São Paulo. Aliás, um estado que o PT nunca governou. E pode ter certeza Tarcísio, você vai pegar uma subseção bendita”. Frisou Orlando.

Com o apoio do prefeito do município do ABC, Tarcísio até realizou agenda em São Bernardo, visitando o setor produtivo da cidade. 

Também visitando São Bernardo, Fernando Haddad foi visto atuando ao lado de líderes do partido, como é o caso do candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu berço político. 

Neste segundo turno, Haddad focou em suas agendas na rua, visitando cidades como Guarulhos, Ribeirão Preto e na própria capital paulista. Além disso, participou de eventos particulares e de ações na PUC-SP e até live com o rapper Emicida.

Embora não recebendo apoio de algum outro político, tem crescido nas pesquisas e se encontra tecnicamente empatado com o candidato do Republicanos. Segundo a pesquisa Ipec, Tarcísio de Freitas tem 46% dos votos, Haddad 43% e branco/nulo 7%.

Com esses dados, a pesquisa indicou um empate técnico. Ao todo, foram ouvidas 2.000 pessoas em 83 municípios do estado de São Paulo. 

Entrando na reta final de campanha, os candidatos têm focado em se comunicar com seus eleitores e convencer quem ainda está indeciso e fazer a famosa mudança de voto. Nesta última semana de eleições, Tarcísio e Fernando vão participar de debate realizado pela Rede Globo.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *