São Bernardo promove projeto Vivências com a Natureza no Raphael Lazzuri
Atividades visam proporcionar às famílias experiências com o meio ambiente; outras duas ações integram programação
Redação
A Prefeitura de São Bernardo irá promover nesta quinta-feira (27/10) nova edição do programa Vivências com a Natureza, no Parque Raphael Lazzuri (Avenida Kennedy, 1.111, bairro Anchieta), localizado na região central da cidade.
Voltada a todos os públicos e prevista para ocorrer das 9h às 12h, a atividade, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, tem como objetivo proporcionar diversas experiências com a natureza em um equipamento com amplo espaço de área verde.
O ‘Vivências’ consiste em dinâmicas de educação ambiental, visando a conexão das pessoas de forma mais sensível. A metodologia foi elaborada pelo biólogo Joseph Cornell e essa será a primeira ação desta natureza efetivada no Centro de Educação Ambiental (CEA) – situado nas dependências do parque -, bem como a atividade inaugural pós-pandemia. As vagas foram preenchidas rapidamente.
Estão previstas novas atividades do ‘Vivências’ nos meses de novembro e dezembro de 2022. O Parque Raphael Lazzuri ocupa uma área de 25 mil metros quadrados. O espaço permite a contemplação da natureza, curso d’água sobre parede de pedra em forma de cascata, pistas de cooper e caminhada.
“A sensibilização para as questões ambientais pode ser resultado de diferentes fatores. Um deles é a aproximação do ser humano com a natureza e todo o seu potencial de benefícios. Esse é um dos objetivos da atividade, além de propiciar bem-estar e autoconhecimento aos participantes”, avaliou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Regina Célia Damasceno.
Na esteira das ações encampadas pela Secretaria, a pasta vai realizar a exibição do documentário ‘Descarte’. O filme, de Leonardo Brant, trata da questão social do lixo e mostra como ativistas utilizam os resíduos de maneira criativa e sensível.
O conteúdo busca estimular caminhos mais sustentáveis para os resíduos sólidos do planeta. A exibição ocorrerá no dia 10 de novembro, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Finanças (Avenida Kennedy, 1.058, Anchieta).