Conheça Jaqueline Gonçales, professora do projeto “Atletas do Futuro 2”
Além de professora, Jaqueline é atleta de salto triplo, e já foi campeã brasileira sub-23 na categoria
O projeto “Atleta do Futuro 2”, foi uma ideia de Antônio Ramos dos Santos, conhecido como Toninho, que fundou a iniciativa em 2017. Inicialmente, o objetivo era dar aulas de atletismo para 150 crianças, de 6 a 17 anos, de São Bernardo. No entanto, com a pandemia, cerca de 1500 jovens foram atendidos pelo projeto, que já voltou com as aulas presenciais após o avanço da vacinação.
“As aulas presenciais envolvem quase todas as modalidades do atletismo: salto, salto em distância, em altura, corridas em grupos, revezamento, barreiras, provas de velocidades, interação com todas as outras crianças, etc. Eles têm direito a um lanche, ao uniforme, shorts e um agasalho”, afirmou Toninho, idealizador do projeto.
Jaqueline Gonçales de Sá é professora do Atletas do Futuro 2, e comenta como começou a praticar esporte. “Eu era alta, magra, as pessoas me zoavam, eu sofria bullying, e o esporte me salvou, porque eu era aquela menina de óculos, aparelho, magra, alta, eu era esquisita, e eu foquei em uma coisa para as pessoas não me zoarem, e foi o esporte. E nisso entrou o vôlei, futebol e outras competições. Por isso, fui chamada para os jogos escolares e me chamaram para treinar. Desde então, são 15 anos nisso.”
Apesar de ter começado por um motivo ruim, o esporte foi a salvação para Jaqueline, que alcançou grandes resultados desde então. Além disso, hoje, ela é formada em educação física, e já está dando aulas de atletismo.
“Hoje, eu faço salto triplo, com a melhor marca de 13m, 26cm, fui campeã brasileira sub-23 e no sul-americano fiquei em quinto lugar. Eu fiz faculdade e hoje exerço a minha profissão, amo treinar, amo a aula e eu não sei se eu vivo sem os dois”.
Por fim, além de dar aula no Atletas do Futuro, Jaqueline possui um projeto próprio, chamado Assessoria JJ. “Eu dou aula de natação no meu projeto, e já são 36 crianças, profissionais, a gente vai na casa deles, e da a aula”, afirmou Jaqueline.