OAB de São Bernardo lança campanha e discute iniciativas contra a violência doméstica
Propostas foram debatidas e apresentadas por autoridades públicas e policias durante evento realizado no mês da mulher
Texto: Carolina Bozzi
No dia 17 de março, a Casa da Advocacia e Cidadania de São Bernardo, recebeu um evento importante para a luta contra a violência doméstica.
A iniciativa partiu da presidente da comissão da mulher da OAB de São Bernardo, Martha Ochsenhofer, que ressaltou que a violência contra as mulheres é um assunto que necessita de mais conscientização, já que as agressões estão se tornando cada vez mais frequentes.
Este ponto destacado por Martha é verídico, pois segundo dados divulgados pelo IBGE, no ranking mundial de feminicídio, o Brasil ocupa a quinta colocação. Só em 2021, 1.319 foram registrados no país. No entanto, este número foi ainda maior em 2020, onde 1.351 mulheres foram mortas após sofrerem violência.
A partir daí, a advogada criou a campanha “Eu Sou Mulher em Movimento”, que neste primeiro encontro realizado em março promoveu debates para auxiliar na defesa das mulheres vítimas de violência.
Além de Martha, o evento contou com a presença de diversas personalidades engajadas e comprometidas em trabalhar em prol desta causa. Entre elas, a Deputada Estadual e primeira dama de São Bernardo, Carla Morando; a Promotora de Justiça, Erika Pucci; a Delegada da Delegacia da Mulher em São Bernardo, Dra. Vivian Brancalhão; a Delegada divisionária da Alesp, Elaine Maria Biasoli, e a vice-presidente da OAB de São Bernardo, Dra. Andrea de Castro Alves, entre outras.
Vale destacar que esta campanha será um auxílio para que as mulheres em situações de risco e vunerabilidade possam encontrar um apoio, proteção e mais informações sobre como reagirem diante destas dificuldades.
Na ocasião, a deputada estadual Carla Morando destacou a importância da instalação da Casa da Mulher em São Bernardo, um espaço que proporcionará acolhimento, apoio psicológico e jurídico, além de capacitação profissional.
Esta ideia já foi apresentada pela deputada e aprovada durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi. Alem disso, a criação desta Casa da Mulher em São Bernardo foi iniciativa do vereador Danilo Lima.
Vale lembrar que em São Paulo, o governado do Estado já implantou 44 unidades como esta que chegará ao ABC.
Após o anúncio da novidade, a iniciativa teve grande repercussão, já que pode ser uma alternativa eficaz para mudar este cenário de violência.
Agora, é aguardar os próximos passos deste projeto.