Emoção marca a apresentação do “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”

Emoção marca a apresentação do “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”

Neta da cantora carioca esteve presente no evento e se emocionou ao falar da avó

Redação

Foi uma noite de muita emoção para quem foi assistir ao musical “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”, na última terça-feira (13) no Teatro Clara Nunes em Diadema

Para o público, que lotou a plateia de quase 400 lugares do teatro, e para os familiares das duas Elzas – Elza Soares, cantora carioca que levou sua voz para o mundo, e Elza Neves Gomes, mulher brasileira, moradora de Diadema, e que tanto lutou para que sua cidade se tornasse um lugar bom de viver.

O musical foi organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer e realizado pelo Coral Mulheres em Movimento, do Programa Mulheres em Movimento de Diadema (PMM). Elza Neves ou Dona Elza, como todos a conheciam, ajudou a fundar, há 33 anos, o PMM, com o objetivo de levar ginástica e cidadania para as mulheres do município.

A escolha das homenageadas para o espetáculo, também, tem ligação com Diadema. Além do sobrenome Gomes que a duas levaram em vida, ambas lutaram pelo respeito e empoderamento das mulheres, aspectos intrinsecamente ligados ao programa municipal de Diadema. Outro ponto é que a música cantada por Elza sempre serviu, e continuará servindo, como forma de reflexão nas salas de aulas do PMM.  

Sobre a direção da regente Ana Paula Guimarães, o grupo dos Mulheres cantaram e dançaram ao som de Elza Soares. Clássicos como “Malandro”, “A Carne” e “Salve a Mocidade” fizeram o público cantar junto com o coral. Também aconteceram as participações solos, como da própria regente Ana Paula, e de Luciana Avelino, secretária municipal de Esporte e Lazer e integrante do Coral MM, que cantou a música “Meu Guri” de Chico Buarque.

O espetáculo contou ainda com outras atrações especiais. A de um grupo de artistas da cidade e da Escola Casa da Música, que tocaram todas as canções da apresentação ao vivo, e da companhia de dança da terceira idade do Centro de Convivência Municipal do Idoso de Diadema (CCMI). Os integrantes do CCMI fizeram uma performance onde todos se apresentaram de peruca black, bem ao estilo Elza Soares.

Ao todo o espetáculo mostrou dez canções gravadas por Elza. Enquanto as músicas eram apresentadas, simultaneamente, no telão ao fundo do palco, apareciam fotos da cantora ou vídeos relacionados a sua trajetória.

Ao final do musical falaram os familiares das homenageadas Elzas. A neta da cantora carioca, Vanessa Soares, muito emocionada lembrou da avó e disse que se sentia acarinhada com a homenagem feita à artista. “Fui muito bem recebida aqui. As mulheres de Diadema e essa cidade tem a mesma potência que a minha avó tinha”, disse.

A filha da Dona Elza, Suzana Gomes, representando a família, também se emocionou ao falar da mãe. “Quero agradecer a homenagem e dizer que, desde pequeninha, eu acompanho o Grupo Mulheres em Movimento. Aqui, hoje, todos nós conhecemos um pedacinho da minha mãe”, finalizou.

A vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, a primeira dama Inês Maria de Filippi, secretários municipais e vereadores também prestigiaram o espetáculo “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”.

Para a vice-prefeita, além da belíssima apresentação, o musical representou a importância das duas homenageadas que muito batalharam pela soberania feminina. 

Sobre Elza Soares, ela disse que a artista é um exemplo em que todos devem se espelhar e finalizou: “Aqui em Diadema 49% da nossa cidade é formada por mulheres e a maioria são pretas e mães solo.  A Elza conseguiu que as pessoas respeitassem as mulheres por meio da sua música e da sua arte. Também, por isso, ela é nosso exemplo”.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *