Ana Carolina Serra defende políticas públicas para Pets
A candidata a deputada estadual pelo Cidadania, Ana Carolina Serra, defendeu que o Estado de São Paulo trate o cuidado com os animais como política pública. A fala foi feita durante encontro com cuidadores e defensores da causa animal na cidade de São Bernardo do Campo.
“O Pet é parte da família, portanto, precisamos de políticas públicas integradas para os animais, oferecendo atendimento gratuito aos que convivem no seio familiar ou nas ruas”.
Ana Carolina utilizou dois exemplos de ações eficazes para se tornarem referência em São Paulo.
A primeira medida, é o programa criado por ela em Santo André. O Moeda Pet que troca um quilo de garrafas plásticas por um quilo de ração. O material recolhido é remetido para cooperativas e vendido, beneficiando famílias cooperadas, incentivando a reciclagem, gerando renda, cuidando do meio ambiente e do social.
“O Moeda Pet em Santo André nasceu da solidariedade dos andreenses que em doações também enviavam rações. Foi quando criamos o Banco Municipal de Rações e Utensílios para Animais, para coleta, recondicionamento e armazenamento de produtos. Hoje, atendemos gratuitamente a população e entidades conveniadas e promovemos a transversalidade, cuidando dos pets e colaborando com o meio ambiente”.
A segunda iniciativa é o fomento para implantação dos hospitais veterinários com atendimento clínico e cirúrgico gratuito.
“Grande parte da população não possui recursos financeiros para arcar com o tratamento de saúde dos seus Pets, por isso, ter hospitais veterinários gratuitos em todas as regiões do estado, garante qualidade de vida para os animais e de toda a família”.
Ana Carolina Serra lembrou que Santo André já trata a causa pet como política de governo, através de ações sociais e de saúde.
“Em Santo André a causa pet é tratada como ação governamental de forma integrada. Em breve, teremos o nosso hospital e terá área construída total de 700 metros quadrados, equipado com salas cirúrgicas, consultórios, salas de pré e pós-cirúrgico, salas de internação e de observação, além de recepção e espera. Também estão previstos sala de cadastro de adoções, área administrativa, copa e laboratório”.