Volta ao Mundo
Nataly Castro, uma jovem de 27 anos planeja se tornar a primeira mulher negra brasileira a conhecer todos os países do mundo
Gustavo Frutuoso
A paulistana que nasceu no bairro do Carrão, Zona Leste de São Paulo, já visitou 32 dos 200 países em seu roteiro. Passando por Grécia, Itália, Israel e na última semana o Afeganistão.
Em entrevista ao G1, Nataly contou da situação que passou com o Talibã, o grupo extremista que retornou ao poder no ano passado. “O Talibã me parou agora pedindo meu passaporte no meio da avenida, vinte homens me cercaram e ficaram olhando”. Contou a brasileira.
De origem humilde, estudou quase toda vida em escola pública, uma situação nada confortável para a jovem. “O que me motivou a buscar novas oportunidade e me jogar no mundo foram episódios de bullying, algumas situações que eu sofri na escola em que estudava, como chacotas, pessoas me ameaçavam de pegar na saída, pessoas me empurravam, cuspiam em mim e tentavam me empurrar da escada”. Falou Nataly ao G1.
Durante seu período visitando a Polônia, a brasileira conta que sofreu agressões de pessoas no meio da rua. “Fui andando e percebi que as pessoas atravessavam a rua para não ficar na mesma calçada que eu. As pessoas apontavam, me chamavam de black, de monkey, que é macaco, fui me sentindo desconfortável ao ponto de chorar.”
Passando por situações nada confortáveis vivendo seu sonho, Nataly Castro enxerga tudo isso como uma missão, para servir como exemplo e inspiração a futuras gerações.
“A viagem é muito mais do que o turismo e fotos bonitas. É a resiliência, experiência e autoconfiança. A gente vê que existem situações e pessoas passando por alguns problemas às vezes até maiores que os nossos e a gente aprende muito com a estrada, que a gente não precisa se curvar diante das imposições da sociedade, que a gente é forte e pode sim conquistar o mundo”. Finalizou Nataly ao G1.
Em sua rede social, “viajasemlimites”, Nataly possui com quase 24 mil seguidores que a apoiam e ajudam. No próximo destino, Dubai, a viagem foi patrocinada através de doações de seguidores que acompanham todo o trabalho.