Alesp aprova projeto da deputada Carla Morando que cria o “Dia das Mulheres do Futebol de Várzea”
Defensora de políticas públicas em favor das mulheres e do esporte, a deputada estadual Carla Morando teve seu projeto de Lei nº 1497/2023 aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, terça-feira, dia 26/03. Agora, a propositura que institui o “Dia das Mulheres do Futebol de Várzea”, a ser comemorado anualmente, dia 9 de março, no Estado de São Paulo, seguirá para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.
O futebol de várzea faz parte da rotina de muitas comunidades do Estado de São Paulo e do Brasil. No entanto, segue sendo raro ver meninas jogando nos principais campos amadores de São Paulo. Por isso, a deputada Carla Morando busca incentivar a participação feminina fomentando o futebol de várzea no estado.
“Desde o primeiro mandato tenho feito um trabalho intenso em São Bernardo do Campo para revitalização dos campos de Várzea. Acompanhamos de perto o desenvolvimento deste esporte que tem a participação importante das mulheres que administram e organizam campeonatos e eventos, dando ainda mais protagonismo ao esporte. Por isso, buscamos dar destaque a estas mulheres reconhecendo sua contribuição para a prática esportiva, combatendo o preconceito e incentivando ainda mais a participação feminina nos campos de várzea”, explicou a parlamentar que busca fomentar o aumento de técnicas, atletas, árbitras, dirigentes e presidentes de clubes.
Carla Morando é a deputada que mais destinou recursos para o esporte em São Bernardo do Campo. Por meio de seu trabalho, realizado em conjunto com o seu esposo e prefeito da cidade, Orlando Morando, a parlamentar garantiu investimentos para colocação de grama sintética em praticamente todos os campos de SBC, para a construção do Centro de Canoagem no Riacho Grande e para a implantação da Arena Olímpica do município, entre outras conquistas.