Prefeitura de São Bernardo lança campanha de coleta seletiva na cidade 

Prefeitura de São Bernardo lança campanha de coleta seletiva na cidade 

Ação serve para conscientizar e fomentar a reciclagem em todo o município a fim de beneficiar o meio ambiente 

Gustavo Frutuoso 

Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, esteve presente junto de outras autoridades no Teatro Cacilda Becker, para anunciar o lançamento da campanha de coleta seletiva em todo o município. 

A ação visa conscientizar a população que ainda não realiza a divisão de lixo, aumentar a reciclagem nos ecopontos e diminuir a quantidade dos lixões que a cidade deposita seus resíduos. 

É válido para a coleta seletiva o papel, papelão, plástico, metal, embalagem longa vida, cápsulas de café e o vidro. Restos de comida; papel higiênico; guardanapos e papel toalha usados; isopor; esponjas e fraldas usadas; bitucas de cigarro e espelho serão destinados para a coleta comum do município. 

“Ou a gente transforma em ações práticas aquilo que nós temos como convicções, aquilo que a Lei determina, ou, a gente vai continuar vendo a sociedade degradar cada dia mais o nosso planeta, o nosso país e a nossa cidade”, destacou Orlando. 

Vindo de um mês em que a Floresta Amazônica foi desmatada por 209 km² em duas semanas, o prefeito em discurso efusivo falou sobre essa questão e a importância do estado em criar políticas públicas fortes.

“O problema é que não tem política pública para defender o meio ambiente, que quando o interesse capitalista se sobrepõe, muito menos. E aí, o que nós temos a responsabilidade de fazer? Educar. A única forma de mudar essa realidade é formando gerações futuras, tendo a compreensão, que seja, a árvore na porta da casa dele, na calçada, é importante. Como preservar toda a mata atlântica, o nosso manancial, a nossa represa (Billings)”, frisou Morando. 

Corroborando com isso, as escolas de São Bernardo do Campo irão discutir com as crianças sobre a importância da coleta seletiva dentro das casas. As instituições escolares já realizam o “Guardiões da Billings”, ação que conscientiza os menores em relação ao descarte correto de óleo usado. 

Atualmente, o município conta com toda a infraestrutura necessária para a alta porcentagem de reciclagem, entretanto, com a baixa adesão da coleta seletiva, atualmente São Bernardo recicla apenas 4% de seu lixo. Em contrapartida, existe um alto índice de rejeito em decorrência da má seleção dos munícipes.

“Essa seleção precisa melhorar para dar melhor condição de trabalho para as nossas cooperativas. Só na boa seleção, de quem já separa hoje, a gente já conseguiria dobrar essa meta”, destaca o gerente da SBA-SBC, Arthur Longano. 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *