São Caetano distribui medalhas para localização de animais perdidos e realiza mais de 3 mil registros
O RGA é um documento digital que será emitido e enviado ao tutor por e-mail, além disso, uma tag será enviada para ser colocada junto à coleira do animal com o número do RGA e um QR Code
Redação
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa, acompanharam nesta quinta-feira (16), no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho, a entrega de medalhas com QR Code para localizar animais perdidos.
Para receber a medalha é necessário solicitar o RGA (Registro Geral Animal) pelo site da prefeitura, no link de Saúde e Bem-estar Animal. Mais de 3 mil pessoas já solicitaram o documento.
A medalhinha tem o número do RG Animal e, caso o pet se perca, basta acessar o QR Code com a câmera do celular para fazer contato com o tutor. São Caetano é a primeira cidade do estado a adquirir essa tecnologia.
Em menos de um mês de programa, mais de 3.081 pessoas já solicitaram o documento.
“A quantidade de documentos emitidos já mostra claramente que a população aderiu ao programa, um sucesso. Já entregamos 1,2 mil medalhas que ficam presas na coleira do pet. Com a subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, essa foi uma das pautas em que mais avançamos neste ano. Tivemos ganhos excepcionais para a causa animal de São Caetano”, destacou Auricchio.
Felipe Antonio Biazotto é tutor da Lila, de 4 anos. “Eu já tinha procurado medalhinhas na internet porque acho importante manter o animal identificado. Embora São Caetano não tenha muitos animais errantes pela rua, nos parques soltamos nossos pets e eles podem se perder.
Essa iniciativa é muito importante, a medalha com a localização por QR Code é um grande diferencial. Realmente a cidade está montando uma estrutura de atendimento aos pets muito inovadora”, afirmou.
Thamires Amorim de Carvalho, que recentemente passou pela experiência de perder seu gatinho Baruck, foi uma das primeiras a receber a medalhinha. “Baruck recebeu a medalha logo que o programa foi lançado e não tiramos mais do pescoço dele. Hoje recebi dos meus dois cachorros e do gatinho da minha mãe. Agora todos os nossos pets estão identificados”.
Quando o tutor solicitar o RGA, será confeccionada uma tag para ser colocada junto à coleira com o número do RGA e um QR Code. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com uma câmera de celular faz a leitura do código e poderá enviar um whatsapp ou email informando ao proprietário do animal sua localização.
O RGA é um documento digital que será emitido e enviado ao tutor por e-mail. A medalha com QR Code é confeccionada com o número do RGA e, em até 30 dias, o tutor receberá um e-mail informando a data e horário de retirada.
A entrega será realizada toda segunda e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho.
O documento é emitido para todos os moradores que possuem cães e gatos e a solicitação deve ser feita no site da prefeitura (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/saude-e-bem-estar-animal), no link Saúde e Bem-Estar Animal.